SONIA FLOATING PAVILION
CONCURSO INTERNACIONAL
Projeto: Arquitetura Efêmera
Área: 32,00 m²
Localização: Liubliana – Eslovênia
Status: Anteprojeto
Ano: 2022
Imagens: Roger Trevizan
Croquis: Arq. Roger Trevizan
Colaboradora: Arq. Bruna Rosa
REFLEXÕES
Tudo é questão de perspectiva.
O propósito do Pavilhão flutuante é refletir o passado, presente e futuro da Eslovênia e gira em torno de refletir os principais aspectos da cultura, beleza natural e inovações do país, onde os moradores e turistas são convidados a experimentar um passeio por um pavilhão verde flutuante com uma projeção de 360º pela paisagem do Rio Drava de Maribor.
O pavilhão flutuante aborda um caráter simbólico e destaca três elementos que mais caracterizam a Eslovênia: a água, fonte de vida; vitalidade cultural, fluxo de materiais, ideias e arquiteturas; natureza, que conecta a terra com o universo, conhecimento extraído do coração verde da Europa para ver, sentir e refletir uma história através dos tempos entrelaçada pela natureza intocada, conhecimento, sabedoria, inovação e uma economia inovadora.
O projeto proposto insere-se no contexto urbano/natural local ao propor um diálogo com a envolvente paisagem eslovena, tendo em conta as relações de escala e interferência na paisagem, propondo um espaço de interação social, cultural e contemplação da paisagem através das festividades para conectar as pessoas para mais perto do rio Drava.
A solução do pavilhão é sentir e amar a Eslovênia que se reflete sob as águas, resultado de um processo conceitual local que busca estabelecer um vínculo simbólico pertencente a memória da cidade e do país e reforçar o diálogo entre a cidade e a floresta eslovena, emoldurando a paisagem e arquitetura em uma só estrutura.
FLORESTA + ÁGUA + CIDADE
O pavilhão flutuante, Sonia, é uma iniciativa de um turismo cultural sustentável que não gera resíduos por uma instalação de módulos cujo sistema é o “Plug & Go”, onde o pavilhão, uma embarcação autônoma, se conecta com na plataforma existente para obter energia proveniente de painéis fotovoltaicos que abastecem um conjunto de instalações para o motor elétrico através de uma conexão rápida e recarregar o sistema. Nas águas do Rio Drava, o pavilhão flutuante possui a sua comunicação via satélite, 5G ou link de rádio com grande alcance, no que permite ao operador monitorar e controlar o pavilhão com precisão e segurança em tempo real, localmente ou remotamente.
A madeira da floresta eslovena é o ponto de partida principal para a escolha da materialidade para constituir todo o pavilhão. O pavilhão, de base quadrada modular, de 8 x 8 x 4 m, possui uma estrutura em madeira permeável e efêmera que remete a silhueta da tipologia arquitetônica da cidade e oferece uma perspectiva refletida em constante mudança sob o seu percurso. A modularidade de 1,00 x 1,00 m permite a flexibilidade e fácil construção para multiplicação e expansão da iniciativa de um projeto sustentável.
Contudo, o pavilhão flutuante Sonia proporciona uma experiência única e atemporal de integração com o entorno natural. Sendo este o protagonista, uma iniciativa sustentável que permanece através dos tempos a preservação ambiental e cultural da cidade de Maribor e de toda a Eslovênia.









